segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Alunos do projeto Coopermirim participam de confraternização


Confira as fotos:


O último dia 04 de dezembro foi  realizada na AREC a confraternização de encerramento do ano letivo e formatura de alunos do projeto Coopermirim, que faz parte do Cooperjovem. Estiveram presentes os alunos e professores que integram o projeto da Escola Vereador Odércio Nunes de Matos, representantes da Confraria e o Diretor da Copasul, Edson Shingu. O projeto envolve alunos do 6º ao 9º ano, sendo que esse ano sete alunos estão concluindo a formação. Na abertura do evento, foi destacada a importância do projeto e a parceria entre a escola, Confraria e a Copasul, que é madrinha do projeto.


O Coopermirim é uma cooperativa mirim de reciclagem artesanal de papel que surgiu como forma de complemento aos estudos teóricos aplicados em sala de aula, proporcionando aos alunos uma experiência prática dos conceitos cooperativistas, do trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo. A Diretora da Escola, Ivanete Apª Marquez de Mendonça, ressaltou a relevância da iniciativa na vida dos alunos. “A escola não tem apenas o papel de ensinar a ler e escrever, ela vai muito além disso. Nós precisamos preparar nossos alunos para a vida, e buscamos fazer isso e estamos fazendo graças a essa grande oportunidade, trabalhando conceitos de cooperativismo, que é algo muito importante para eles. Além disso, o papel produzido dentro da Oficina de reciclagem de papel está sendo utilizado em cartões de Natal que estão sendo comercializados aqui em Naviraí. Portanto, tudo isso é uma grande somatória para a vida deles”, disse. Cada representante da Copasul e da Confraria recebeu um cartão confeccionado com o papel reciclado.
 Depois da entrega, os alunos se divertiram em atividades recreativas na AREC. Para quem está se formando a oportunidade vai trazer reflexos positivos em vários setores. “É muito gratificante quando concluímos, e é muito bom aprender a trabalhar em grupo e cooperar um com o outro.” disse a aluna Bianca de Souza Durante, de 14 anos. “Desde o início aprender a trabalhar em grupo, cooperando. Se preocupar mais com o mundo a nossa volta, que é algo tão necessário. O cooperativismo ensinou que apesar de tudo a gente sempre tem que ajudar o outro”, disse Samuel de Lemos Amaral, de 14 anos. “O projeto influenciou no meu jeito de ser dentro de casa, com a minha família, com meus amigos e em sala de aula. São conceitos do cooperativismo que vou levar para a vida,” disse João Victor Rizzo dos Reis, também de 14 anos. Ainda estão se formando os alunos Edivaldo Amancio Junior, Isabela Vitoria Costa Santos, Leticia Thais Teixeira e Thiago Dantas, sendo que cada um dos formandos recebeu um celular.

Nenhum comentário: