A semana da Consciência Negra na Escola Odércio foi comemorada de forma consciente e reflexiva. Os professores que tiveram oportunidade de levar os alunos na Sala de Tecnologia assistiram vídeos sobre o continente africano e sanaram muitas de suas dúvidas.
Eu, Edileusa, ministrei as aulas na STE, passei vários slides e vídeos que falam do Apartheid, do Nelson Mandela, da África que conhecemos e a da que desconhecemos.
Os alunos ficaram admirados por saber que a África já teve grandes reis e rainhas, bem como grandes impérios, também desconheciam sobre a vida de Nelson Mandela.
Concientizei pela valorização da cultura africana e afro brasileira, como por exemplo, suas músicas, autores, contos, poemas, bem como o respeito e a valorização do afrodescendentes em sala de aula e em toda a comunidade.
Os alunos também ficaram vislumbrados pelas belezas naturais do continente africano, pois conheciam somente a África da miséria, do deserto, dos bichos ferozes. A verdade é que desconheciam a África tal como é.
Com as turmas dos Jardins, eu e a profª Marli passamos através do data show histórias afros, como, A bonequinha Preta, Menina Bonita do Laço de Fita, O menito Nito, Um Mundinho de todas as cores, pinturas da arte africana, entre outras.
Também contamos com o desfile afro realizado no dia 20 de Novembro.
Para mim, Edileusa, foi uma semana riquíssima, de grande aprendizado e fiquei muito satisfeita com as aulas que ministrei na STE, pois percebi o grande interesse dos alunos e de que a conscientização e a valorização do povo afro estava tendo grande eficácia.