quinta-feira, 28 de abril de 2011

Entrega dos Alimentos

Nesta última quarta-feira, dia 27/04/11, houve a entrega de Alimentos para a instituição "Abrigo São José", que foram arrecadados durante o Projeto "Doe um Kilo de Alimentos". Esteve presente falando um pouco e agradecendo a Presidente Solange, em suas palavras disse que iria dividir os alimentos com outras instituições, pois a quantidade fora bastante, visto que foram arrecadados 2.700, mas na Celebração que teve como Ação de Graças, arrecadamos mais 100 kilos.
Além disso foram premiados aqueles alunos e salas que se empenharam e arrecadaram maior quantidade de alimentos, com uma pequena lembrancinha pelo Diretor. Veja só, o importante não é competir mas participar dessas ações tornando-os mais solidários com o próximo.








sexta-feira, 22 de abril de 2011

Encerramento do Projeto "Doe um Kilo"




Nesta última quarta-feira, dia 20/04/2011, às 7:00 da manhã, estiveram reunidos a Escola Odércio, o período matutino e vespertino, para o encerramento do Projeto "Doe um Kilo de Alimento", pois foram realizada uma celebração na Igreja "Nossa Senhora das Graças", do bairro Jardim Progresso, promovida pelos representantes desta Escola, Professores, Coordenadores, Direção, Administrativo e principalmente os alunos que marcaram presença e aqueles que também se comprometeram na composição do Coral, que ficou maravilhoso.
Além disso os aluno fizeram uma apresentação com o Hino da Campanha da Fraternidade, onde podem conferir nas fotos acima, visto que foram ensaiados  e preparados pelas Professoras Valdete e Valdenisa, que se dedicaram para que tudo ocorressem da melhor forma.
Este ano os alimentos serão entregues ao "Abrigo São José", em média foram arrecadados 2.700 k, onde esteve marcando sua presença a representando desta Entidade, Solange, que prestigiou o evento,  portanto nesta grande celebração tiveram presentes parceiros que nos ajudam muito, como o Srº. Sakae Kamitani, da empresa Copasul, que a nossa Escola desenvolve o Projeto "Copermirin, e o Presidente do Bairro Srº. Apolônio e o Chagas do Supermercado Chama.
Foram com muitas satisfações que a Escola Odércio receberam todos presentes nesta Celebração como encerramento do Projeto Doe um kilo de Alimento, que já se trabalha a dez anos nesta escola.






segunda-feira, 18 de abril de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS

No último dia 06/04/2011 aconteceu a Feira de Ciências em nossa escola. A responsável pelo projeto foi a Profª Kellen Fruhauf juntamente com as turmas do 8º Ano A, B e C.
 O trabalho foi desenvolvido em sala de aula e também na Sala de Tecnologia, através de pesquisas sobre os valores nutricionais dos alimentos, bem como de receitas nutritivas.
No decorrer do projeto, os alunos fizeram testes em casa com as receitas escolhidas e no dia 06/04/2011 apresentaram no pátio para os jurados e a nutricionista.
Lilian Mika Umemura, nutricionista das escolas municipais esteve presente e foi de suma importância suas orientações e avaliações das respectivas receitas. Frizou bastante as desvantagens dos alimentos fritos e calóricos, também disseminou para os alunos a importância para a nossa saúde de consumirmos alimentos com nutrientes adequados.
Participaram do jurado, o profº Walfredo, profª Geancarla, profª Marilisa, Ana e Maria José do setor administrativo e a nutricionista citada anteriormente.
Podemos prestigiar esse trabalho através das fotos abaixo.
 
















domingo, 17 de abril de 2011

Páscoa


É dizer sim ao Amor e vida;
É investir na fraternidade;
É lutar por um mundo melhor;
É vivenciar a solidariedade.


A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres. [1]
Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pessach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Estremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII.

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa


Comemorando a Páscoa

A Professora Angela, do Jardim II D, esteve em comemoração com as turmas do Jardim  e dos 1º. anos do período vespertino, nesta última sexta-feira, 15/04/11. Os alunos apresentaram músicas do Coelhinho Bossa Nova, Teatro e muito mais. Esteve presente a Professora Sônia, que falou um pouco da importância de se comemorar a Páscoa e seus símbolos. Após as apresentações teve o momento da Partilha, onde cada um recebeu um docinho de brigadeiro, é fundamental que eles saibam disso também. Todos alunos cantaram com vídeos infantis da Páscoa e se divertiram muito.
É importante este momento para as crianças  do Jardim, pois seus primeiros contatos na escola ficam marcados para a vida toda, ainda mais quando eles participam das atividades como estas.





quarta-feira, 6 de abril de 2011

Apresentação Jardim III D - Musica do Patati Patata

A Escola Odércio esteve em comemoração cívica ao dia do Circo que é dia 27 de Abril e a Professora Clarice, com a turma do Jardim III D - vesp, apresentou a dança do Chuveiro, dos Palhaços Patati Patata. Encantaram a todos, pois estavam caracterizados de palhaços e animou a clientela escolar dançando e cantando. Também ouviram um pouco sobre os componentes de um circo. É comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas. Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo

 Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-circo.php