terça-feira, 20 de julho de 2010

Texto retirado do Blog do Profº Ciro Toaldo

Caros leitores, por favor, leiam esse pequeno artigo de Alexandre Garcia, vale muito esse ponto de vista: A BANDEIRA DA COPA

Não sei se estou ficando intransigente ou exigente, mas o fato que é tenho ficado irritado nesses dias, ao ver bandeirinhas brasileiras nos carros que trafegam em nossas ruas. É porque não vi essas bandeirinhas nos carros na Semana da Pátria, ou no Dia da Independência. Parece que o Brasil reduziu-se a um time de futebol; não é o país de que participamos e pelo qual torcemos. Comentei isso no meu café de fim de manhã, no shopping ao lado da Globo, e uma moça que estava no balcão tentou explicar: "É que o futebol motiva mais os brasileiros que esses políticos que estão aí". "Você está certa - retruquei - mas a seleção de futebol é escolhida pelo Dunga, e esses políticos que aí estão, fomos nós que escolhemos.

A Copa nos mobiliza mais que a eleição de outubro. Só que a Copa não vai mudar o nosso futuro, nem o de nossos filhos e netos. A eleição de outubro vai. Se escolhermos a seleção errada - de deputados, senadores, governadores e presidente -, vamos todos pagar com uma piora ainda maior em nossa qualidade de vida. Teremos mais assaltos e homicídios, mais ladrões, mais corruptos, mais abandono de hospitais públicos, educação ainda pior... e por aí vai. O problema é que fica difícil escolher a quem passar nossa procuração, se os partidos não nos oferecerem uma lista de bons candidatos.

A tentativa de barrar os fichas-sujas se frustrou. O restinho da esperança foi apagado no senado, quando o Senador Francisco Dornelles mudou o tempo de um verbo. Onde estava escrito que seriam impedidos de concorrer "os que tenham sido condenados" - subjuntivo passado - o senador substituiu por "os que forem condenados" - subjuntivo futuro. E aí, danamo-nos. Só vale para os que vierem a ser condenados. Por incrível coincidência, o senador é presidente do PP , partido ao qual está filiado Paulo Maluf, que estariam entre os que tinham sido condenados, mas ainda não está entre os que forem condenados.

Voltando à bandeira, talvez não seja intransigência minha, mas uma marca da infância. Na minha cidade, na Semana da Pátria, as bandeiras iam para os mastros das casas. Eu acompanhava meu avô hastear a bandeira pela manhã e recolhê-la no por-do-sol. Talvez por isso eu faça o mesmo no topo do mirante de minha casa em Brasília, onde o símbolo do Brasil tremula sempre, o ano inteiro, em todos os fins-de-semana. Espero que não pensem, os desavisados, que está lá por causa de um campeonato mundial de futebol.

Depois da Copa, passaremos nós o Sete de Setembro ainda com a vibração verde-amarela? Não esqueçamos que logo depois haverá o Três de Outubro, Dia da Eleição, dia do juízo, dia da separação dos bons e dos maus. Aquela, sim, será a partida decisiva”.

(Alexandre Garcia é jornalista da Globo) .


BOAS FÉRIAS

A Escola Odércio deseja a todos os alunos e professores uma Boas Férias.
Férias é tempo de relaxar, tempo de aproximar mais dos familiares, de criar novas amizades, de rever nossas falhas e defeitos e também de ser humilde e pedir perdão a quem magoamos.
Férias é tempo de ocupar a mente com atitudes, ações e práticas diferentes as do dia a dia escolar.
Férias é sem dúvida nehuma tempo de recuperar o nosso organismo do cansaço físico e mental.

Por isso, curte, vive, descanse e tenha uma Boas Férias.
Deus os abençõe.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

FESTA JULINA DA ESCOLA ODÉRCIO - TUMA DOS JARDINS MATUTINO E VESPERTINO





























No dia 15 de Junho de 2010, às 19:00, aconteceu nas dependências do Salão de Festa do Harry Amorin, a Festa Junina das turmas dos Jardins do periodo matutino e vespertino, da escola Odércio. Apesar do tempo frio e chuvoso tivemos a presença de muitos dos alunos e dos pais também, que prestigiram a dança da Quadrilha apresentação das crianças, no entanto contou como encerramento do 1º semestre e os alunos terão 15 dias de férias, retornando as aulas no início do mês de Agosto.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Encontro das NTEs


No dia 30 de Julho de 2010, aconteceu nas localidades das Faculdades Integradas de Naviraí - Finav, o 2º Encontro das STEs, envolvendo as cidade polo, Naviraí, e as cidades vizinhas.
Estavam presentes as autoridades, como o Gerente de Educação, Cesar Fonseca, Presidente do Sinted, Roseli de Fátima, a Mestre da UFMS, Célia Carvalho e a Mestre da UEMS de Nova Andradina, Maria Conceição, que ministrou uma palestra com o tema: " Educação e Internet". Este encontro foi de extrema importância para todos, visto que aprendemos muito com a troca de experiência dos colegas. Estavam presentes também o nosso Diretor do NTE, Maurício Candido e todos os multiplicadores do NTE. Nós da escola Odércio, Marli e Edileusa, da ste, Apresentamos o Projeto Páscoa, que relacionou com o Projejto "Doe um Kilo de Alimento" - e a Companha da Fraternidade 2010, que a escola ja realizava algum tempo.






Video das Fotos do Projeto



O Projeto Copa do Mundo 2010 desenvolvido pela clientela Escolar, também foi um Projeto apresentado no curso do Pitec, pela coordenadora Adélia Batista e a Marli Soares da Ste, período vespertino.